É evidente a insatisfação dos
alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas
expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender
por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que
precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária,
isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho,
visando ao retorno financeiro.
A internet invade nossos lares com todas as suas
cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se
palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem
sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas
do conjunto lousa + professor.
Então, por que fazer o mesmo
quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que
utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu
favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que
são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais.
A escola
precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar
uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora
lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o que lhe
prende a atenção todos sabem.
A questão é: estão os professores, as escolas e
os sistemas de ensino preparados para tal mudança?
Aulas modernizadas pelo
uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários
tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de
aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante,
no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É
necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a
ser desmistificado para a maioria dos professores.
Existe uma infinidade de
programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades
interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los.
Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor:
utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa,
criativa e inteligente é que parece realmente preocupante.
O simples fato de
transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É
fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os
recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o
computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a
aprendizagem.
fonte:https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário