segunda-feira, 25 de maio de 2015

A Importância da Tecnologia na Aprendizagem do Aluno

Diante o avanço das novas tecnologias, o professor tem como auxílio um novo recurso de torna suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Esta é uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer.

O professor/mediador cria certas facilidades aumentando a auto-estima dos alunos, além de permitir novos valores e verificando a dificuldade de aprendizagem readaptando com jogos interativos e de fácil entendimento, ou seja, o professor como mediador tem papel significativo e é dele a missão de buscar alternativas viáveis para fazer desaparecer o desinteresse dos alunos que não querem se envolver e participar dos projetos implantados pela escola.

Assim as novas tecnologias vieram para diminuir empecilhos que impedem o progresso do indivíduo, melhorando seu desempenho com ferramentas eficazes condicionando uma qualidade e agilidade, garantindo uma maior aplicabilidade.

É importante dizer que a maneira como o orientador passa o conteúdo mostra o poder versátil que ele possui em dissolver o conhecimento complexo transformando em praticidade acessível a todos, para que o uso das tecnologias seja aliado à aprendizagem, utilizando recursos disponíveis e variados de forma a integrar a prática do professor com sua vivência e experiência sobre o assunto tratado, ou seja, o professor tem que possuir preparação.

No entanto é valido ressaltar que o professor que usa a tecnologia na escola além de somar as dificuldades encontradas na sala de aula tem que aliar as vertentes, ou seja, mostrar que domina o conteúdo, os recursos tecnológicos e praticidade, pois sem essas teorias é impossível desenvolver e resolver as questões dificultosas que apresenta no mundo de hoje, pois é preciso que o professor acompanhe e aprenda a elaborar atividades sob aquilo que para o aluno é interessante, pois só desta maneira conseguiremos trazer o aluno para uma aprendizagem mais rígida e valorosa, tanto para sua vida pessoal, tanto quanto para a profissional.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/14453/a-importancia-da-tecnologia-na-aprendizagem-do-aluno#ixzz3bBvhKHGA

sábado, 23 de maio de 2015

EAD Educação a distancia

Educação a distancia é uma mediação didática pedagógica no processo de ensino que ocorre por utilizar por meio da tecnologia, com comunicação e informação de professores com alunos, desenvolvendo em qualquer lugar e tempos diversos.

São várias coisa que são suporte de comunicação utilizada na educação a distancia, como material impresso, televisão, radio, internet ou vídeo e teleconferência conforme o desenvolvimento das tecnologia.



A tecnologia usada pela primeira geração é diferente da de hoje, por isso que temos 4º  gerações. A 1º geração 1940 só material impresso, 2º geração 1950 começo a radio e televisão, que no começo era preto e branco, 3º geração 1960 e 1970 teleconferência e fita de áudio e de vídeo, 4º geração 1990 computador interligado a internet que continua se avançando cada vez mais, a facilidade de estudar a distancia atual esta com mais publico que antes, pois a tecnologia ajuda bastante.


Os alunos trabalham sozinhos e fazendo exames e procedimento, teste com importância de assegurar os alunos com as atividades proposta. A EAD foi um ponto positivo, pois o objetivo é fazer o uso de tecnologia no desenvolvimento da educação a distancia, para o aprendizado do aluno e construção de conhecimento.

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=bxK9KtF4Dvk

Expectativas tecnológicas para ensino fundamental e médio

As perspectiva tecnológica para o ensino fundamental e médio brasileiro de 2012 a 2017, a pesquisa feita entre new media consortium (nmc) e o sistema firjan, para informa sobre a importância do desenvolvimento tecnológico.


 


Foram feitas varias pesquisa para chegar a esse resultado e informa que dentro de uns cinco anos, essa tecnologia fará mudança para beneficio da população e principalmente para os estudantes, pois a tecnologia está ajudando na sala de aula baseando em jogos, que é uma ponte natural entre alunos e informação. Que está cada vez provando a melhora da lógica o raciocínio.

E várias outras pesquisas foram feitas, e uma das principais é a expectativa de trabalho, aprender e estudar onde possibilita sinal, que depende muito da tecnologia move e refletiu a importância da mesma no horizon.br, já que os dispositivos moveis , possibilita que os usuários acessem e compartilha informações de qualquer lugar.



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dia do pedagogo

Esse dia é muito importante para cada pedagogo, pois mostra que ainda existe pessoas que se importa com a educação e que devemos, sim lutar para um ensino de qualidade.
 Estou adorando fazer pedagogia, pois estou fazendo o que gosto e o que amo e quero fazer toda diferença no aprendizado do aluno.
Parabéns a todos pedagogos e para nós futuros !!!





terça-feira, 19 de maio de 2015

A sala de aula com currículo mais

O currículo + é  um site online de conteúdos digitais articulado com o currículo do Estado de São Paulo, é disponibilizado para professores,coordenadores pedagógicos e diretoria da rede de ensino, articulando informações para uma aula contextualidade,interativa e personalizadas. O currículo + tem os recursos tecnológicos que inspira práticas inovadoras pedagógicas, processo educativo e o desenvolvimento de aprendizado.

É Uma boa oportunidade para professores que estão pensando em um novo método de ensino, para ter a participação do aluno, que ele possa interagir mais. É uma ferramenta que vai ajudar muitos professores e fácil e rápido para usar.

Gostei bastante desse site, pois abrange varias oportunidades de ensino com mais facilidade de aprendizado onde todos podem aprender usando a tecnologia. 


                             
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Educação especial na atualidade


  A educação especial tem um atendimento total a crianças com deficiência, é bem difícil de encontrar educadores que tenha paciência, para ensinar por isso tem varias instituição especializada para esse tipo de assunto.Novos métodos pelos professores especial nessa área estão surgindo, para que eles possa ter o mesmo conhecimento que outros alunos como a tecnologia, que  é possível sim, que essas crianças aprende tecnologia e consegue usa ela como um ótimo aprendizado e uma facilidade incrível.




https://www.youtube.com/watch?v=X4B4RKmME1k

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Projetos Diferentes em salas de aula : Edmodo

No dia 1 de abril a exatamente um ano atrás, cresce um projeto nas escolas do estado e particulares, o projeto que se chama “crescer em rede” envolve crianças e adolescentes que estão mais interagidas e super  animadas com este novo mundo da tecnologia que a professora Derci Aparecida de Farias apresentou para eles.

A direção deste projeto diz que neste novo mundo está acontecendo uma ótima relação entre a cultura e a identidade regional, este projeto trás a internet para salas de aulas, promovendo uma melhor participação de alunos.

A vontade de apresentar novos projetos é tão grande que já está disponível uma rede social que parece com o facebook, mais não é: são redes educativas, o nome da rede social é “Edmodo”.
Essa rede social é um projeto educativo para que professores e alunos tenha interesse com o aprendizado e a internet. Facilitando também que os pais possam acompanhar as atividades realizadas pelos seus filhos de uma forma bem simples e atualizada.

Este novo projeto foi criado para estimular os alunos, por ser parecido com o Facebook ele consegue, publicar, compartilhar, existe até mesmo um fórum de discussões e tudo isso pela linha do tempo .

Os professores conseguem colocar notas em uma biblioteca virtual, conseguem excluir comentários impróprios, arquivar postagens indesejadas, e estão sempre atentos no site para que se  mantenha a segurança dos alunos e do professores.

Os estudiosos estão bem empolgados com essa ferramenta, inclusive essa empolgação pode se verificar nos pais e professores pois eles ficam conectados fora da escola e conseguem participar das atividades do filho (a) na sala de aula.

Robótica em sala de aula

Robótica alia o interesse, a criatividade e integra várias disciplinas. Tem despertado a atenção de professores e alunos, que colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula, através da construção de maquetes, protótipos e robôs controlados por computador.

O aluno sai da carteira para virar um observador/inventor e transforma as páginas de um livro em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente. Ele passa a aprender através de seus próprios erros e acertos, investigando, explorando, planejando e dando forma ao que se passa em sua cabeça.

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prazer. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, melhora a postura diante de problemas e hipóteses, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica envolve um processo de motivação, colaboração e construção.

“A robótica ajuda na capacitação dos estudantes para solucionarem problemas. Nesse caso, o problema torna-se um desafio e o aluno deve ter a mente aberta para reunir recursos a fim de solucionar a questão”.

É, preciso entender que a robótica é um tema dentro de um contexto de educação tecnológica”. A ciência deve ser um instrumento para o professor desenvolver seu conteúdo curricular e fazer um link com o mundo real; e não simplesmente a construção de uma maquete para uma feira de ciências.

O trabalho com a robótica promove um espaço para estimular a aplicação de teorias à atividades concretas e para desenvolver a criatividade dos estudantes: “o aprendizado neste tipo de projeto é significativo, pois proporciona a curiosidade pela investigação que, consequentemente, leva ao desenvolvimento intelectual do aluno”.

Para introduzir a tecnologia da robótica na sala de aula, é necessário a formação de equipes para a criação e montagem de protótipos. Os protótipos são construídos com materiais de sucata e com componentes eletrônicos que compõem um kit de robótica (interfaces, luzes, leds, motores, sensores, potenciômetros, relés, motor de passo, motor de corrente contínua, etc).





                                                                                                                                                                          Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/robotica-em-sala-de-aula      


Os recursos tecnológico na escola


É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. 

A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor. 

Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. 

A escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o que lhe prende a atenção todos sabem. 
A questão é: estão os professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal mudança?

Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores. 

Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante. 

O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.



fonte:https://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx

terça-feira, 17 de março de 2015

Uma Nova Forma de Aprendizagem

 A nova tecnologia está cada vez mais avançada, facilitando o aprendizado de novos conhecimentos. Possui papel relevante para crianças e jovens que estão no começo de uma aprendizagem e que acabam descobrindo outras experiências.
 Essa tecnologia se tornou uma ferramenta muito importante para os professores, sendo um facilitador não só no planejamento de aulas, mas também na busca de novos conhecimentos, para se manter atualizado no mundo globalizado de hoje.

Alguns professores ainda resistem em  fazer uso da tecnologia por acreditarem que sua experiência adquirida é suficiente para lecionar. mas outros professores  não gostam de utilizar a tecnologia como método de ensino, pois acham muito complicado este tipo de ferramenta, principalmente no inicio onde existe mais dificuldade para o seu domínio. 

A maioria das  disciplinas consegue utilizar as novas tecnologias que  facilitam o trabalho dos professores e dos alunos em sala de aula. No geral os alunos acabam se adaptando com maior facilidade, pois  se sentem motivados na exploração de um novo ambiente como forma interessante de aprendizado.

 A  internet e suas possibilidades são as ferramentas mais utilizadas no momento, pois as mesmas  auxiliam nos estudos em geral. Mas é importante ressaltar que somente utilizar essas tecnologia  como simples pesquisa de copiar colar e entregar um determinado trabalho, acaba não colaborando com o aprendizado real. Devemos aproveitar a facilidade que a internet nos permite  para construir de forma elaborada, trabalhos e pesquisas, utilizando a nossa capacidade de ler, compreender, opinar, e ter uma capacidade critica em relação a determinadas informações. As novas tecnologias são ferramentas que nos capacitam à informação e ao aprendizado, mas não podem ser utilizadas na substituição de alunos e professores.